Programa domingueiro

Não vou falar da missa. 😊

Vou só deixar aqui no diário o registo da primeira voltinha de comboio e das brincadeiras na areia quando o fevereiro é soalheiro. 

Hoje em dia os miúdos são tão urbanos, tão urbanos, que só andam de carro. Perdem tudo o que o andar a pé nos dá, a formiga que carrega o jantar, as folhas do outono estaladiças nos pés, o tempo para conversas, o ir de mão dada, enfim… e perdem também o divertimento que é andar nos transportes públicos! Já uma vez fomos com todos andar no elétrico 28, mas de comboio, que quase nos entra pela porta dentro, nunca tínhamos ido! Foi mágico perceber aquelas cabecinhas a relacionar o que estavam a ver e a ouvir com o imaginário que já teriam construído a partir das histórias e dos desenhos animados. A Júlia dizia-me “Viti ête baiúio?!”, com os olhinhos muito abertos e o dedinho em riste junto ao ouvido, como quem procura o “pouca-terra, pouca-terra” depois de já ter detetado o “uhuuuuu…” e o “tchu-tchu-tchu, tchu-tchu-tchu”. E como eu estava a roçar o chato, só a chamar-lhes a atenção para tudo “olhem o mar, agora os carros, vamos mais depressa do que os carros!, olhem estas casas…”, o Manel deu-me um chega-pra-lá: “eu estou é a achar isto divertido!”

Teremos que fazer isto mais vezes porque é enriquecedor, porque lhes ensina regras de segurança na rua, porque lhes dá civismo, porque lhes ensina autonomia e responsabilidade (ainda hei de ouvi-los dizer que perderam o último, vão ter que vir antes no primeiro da manhã e hei de encolher os ombros como se nem eu nem o pai tivéssemos dito tal coisa aos nossos pais nos nossos teens 😏) … e porque o Ico se sentiu embalado e dormiu o tempo todo!

Quantas são as coisas que sabem melhor do que esperar pelo almoço a brincar na areia e molhar os pés no inverno?

E no fim, regressar estafadinhos, cheios de estórias e comentários, mas não conseguir sequer encadear um só porque, mal apertaram os cintos, caíram numa sesta profunda e demorada. De certeza que acordaram mais ricos.

“Adeeeeus, comboioooo…”

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s