Então e do Trump?

Longe de ser especialista em política americana, pergunto-me muito mais do que me atrevo a concluir. Assumo que me surpreendeu a vitória de Donald Trump mas naquele mês e meio entre a eleição e a tomada de posse, do que lia, parecia-me que devíamos deixar a emoção de lado e, racionalmente, realisticamente, acreditar que ele, uma vez em funções, acabaria por ser chamado à realidade e acabaria por amansar. Uma coisa é o discurso de campanha, outra coisa é governar a sério e, aí, os slogans e os tweets arruaceiros teriam que ser substituídos por medidas realistas.

Afinal não. E isso é atemorizador. 

Tomou posse a 20 de janeiro e nestes dez dias – em dez dias apenas! – qual ditador, sem querer saber se pode ou não pode antes de assinar, já decretou umas quantas trumpaceirices à margem da Constituição. A medida anti-imigração (de execução imediata!), a recuperação dos métodos de tortura, o avançar com o muro na fronteira com o México, o papel ridículo em que se coloca perante Putin (que o aproveita, claro, para se colocar em posição dominante), é tudo mau de mais, tudo incrível de mais para uma semana e meia só. Impossível não associar isto à chegada ao poder de outros ditadores da História recente, igualmente democraticamente eleitos, igualmente açambarcadores do poder conquistado, igualmente absolutistas e devastadores de povos e territórios.

Os próximos do Presidente estão loucos com este estilo de governação – o homem é indomável! Imagino-os de mãos na cabeça a dizerem, como o Rúben da Casa dos Segredos, “só m’embergonhas!”. Os próprios republicanos já se incomodam e, de dentro do próprio partido, já se começa a ouvir o zum zum da possibilidade de impeachment. “Oxalá!”, continuo eu com a emoção. Com a razão, pergunto-me como será connosco, que estamos práqui entalados entre uma UE descaracterizada e à procura de rumo e uma NATO esquecida e patrocinada… pelo próprio!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s