Banda sonora

Quando estava grávida do Manel, passava o Anda Comigo Ver os Aviões dos Azeitonas quase em loop nas rádios e aquela balada emocionava-me. A letra é meia poucochinha, não é? Mas a música deu um lullaby perfeito! Passei a gravidez toda a cantar-lha, acalmava-o assim e ainda hoje, se calha cantar para adormecerem, pedem “a dos aviões, mamã!” No refrão troco “mulher” por “Manel” e assim parece mesmo que foi feita para ele. E foi. Cá pra mim, foi.

Manel” tu sabes o quanto eu te amo, o quanto eu gosto de ti. E que eu morra aqui, se um dia eu não te levo à lua, nem que eu roube a lua só pra ti.

Anda Comigo Ver Os Aviões, Os Azeitonas

Dois anos depois, eu grávida da Júlia, eis que o mesmo Miguel Araújo me presenteia com um lullaby para ela, a Balada Astral. Ao adormecer, quando escolhem a dos aviões, comprometo-me sempre “então, vá, a mamã canta a do Manel dos aviões e depois canta a da Júlia”. A tontinha, em vez de apreciar a personalização, às vezes diz-me assim “nãnão, mamã, não tantas* exa! Tantas Óia Bola Mané!” 😏

A verdade é que já canto muito menos do que quando era só o Manel para adormecer porque agora há que descontar o tempo em que se perdem em brincadeiras cúmplices e eu, às tantas, já só quero é que durmam, quero lá eu saber da rotina musical! Mesmo quando ela era recém nascida acho que lhe cantei muito menos ao ouvido do que a ele, porque quando ela era recém nascida já havia ele com 21 meses que importava silenciar e sossegar, não podia estar com cantigas que o excitassem, coitadinha da segunda… (Ou então não e é só o sentimento de culpa de mãe a bater à porta.)

Se “coitadinha da segunda”, o que dizer do terceiro… Esteve até há pouco tempo sem ter uma canção de embalar “só sua” e, da barriga, foi ouvindo só o que o Miguel Araújo arranjou para os manos até que… a Luísa Sobral compôs uma canção de embalar para o seu filho sem saber que para o meu também! Este Para Ti é a coisa mais amorosa que pode haver e eu vou fazer questão de o incluir nos meus concertos da hora de deitar desde já. A voz da Luísa Sobral não é a minha favorita, tenho até alguma dificuldade em processá-la, mas com esta música vale tudo! Para Ti, meu amor Frderico:

Para Ti, Luísa Sobral

* a Júlia troca os sons “q” por “t”, é amoroso. Ainda hei de falar disto a outro propósito…
Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s