a sério?

Abro o Facebook e deparo-me com este disparate no meu feed, uma entrada num grupo desses de mães a que eu ainda pertenço, mais pela inércia de me desvincular, pelo tempo que perco a procurar o botão de “desaderir”, do que por convicção:

mães

Assim de repente, assolaram-me a mente várias questões:

1 – Porquê? Não, a sério: porquê? Que necessidade instrínseca teve esta mãe de partilhar com os milhares de membros (que não conhece) daquele grupo as notas do filho? Acrescentando que ele tem sido sempre assim. *boring :/* Qual é a força que move uma pessoa – ok, é uma mãe. as mães viram leoas, já sabemos. mas descontemos essa parte. – dizia eu, ainda assim, que necessidade tem ela de vangloriar as notas do filho?

2 – Faria o mesmo se fossem más notas?

3 – O José Miguel, que frequenta o 3º ano e terá, portanto, uns 8 anos, tem página de Facebook? É membro deste grupo? Então porquê “parabéns filhote!!!!!!” (com 6 pontos de exclamação, seis!) como se esta mensagem fosse para ele e não apenas para dar azo à própria vaidade incontida?

4 – E só há comentários de bajulação? 143 likes? Estarão as estupfactas como eu tão estupfactas que preferiram rir-se pró lado com pena e, simplesmente fazer scroll down?

5 – Porque é que estou a escrever isto aqui em vez de comentar lá? (esta resposta eu sei: porque não tenho a veleidade de querer educar ninguém além dos meus filhos, muito menos gente adulta. E também porque não promovo a baixaria que tantas vezes abunda neste tipo de grupos.) Aliás, porque é que não empreguei este tempo em que estou a escrever isto para procurar o dito botão do “desvincular” do grupo?

A sério, que Deus me dê lucidez. Que me ajude a ser um bom exemplo para os meus filhos e a saber distingir a pura vaidade do orgulho natural com os sucessos deles.

Advertisement

2 thoughts on “a sério?

  1. Ainda acrescentaria: será que dentro de quatro paredes a valorização do trabalho do José Miguel foi tão ostensivo quanto foi na busca de uns likes alheios? E o percurso que o dito miúdo fez até chegar aqui… não conta? (exclamação exclamação exclamação)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s