Fome

Ora, portanto, ‘xa cá ver se eu percebo isto: a pessoa tem fome, né? Se for como eu, chega ali àquela hora entre o chegar a casa e o jantar, e nem vê nada que se meta entre si e uma torradinha aparada com a manteiga a derreter. No caso da minha filha, costumo chamar-lhe a “hora Pavlov” ou “hora da bolacha”, que, mal entra em casa, põe-se logo a querer ver-se livre das mangas do casaco e, de bracinhos no ar e em bicos de pés, urra “bá, bá, BÁÁ” (“bolacha”), a salivar de olhos vidrados no pacote de Maria sempre aberto no cesto do pão.

A pessoa tem fome mas decide que não vai comer. Ok. Também já fiz isso algumas vezes. Chama-se dieta. 

Mas no caso da greve de fome, é para marcar uma posição que a pessoa tem fome mas decide que vai deixar de comer, é isso, não é? O meu filho faz isso todos os dias quando quer ver o Jake e se está nas tintas para o jantar. A diferença é que o grevista continua naquilo. Como se estivesse a ver episódios do Jake sucessivos, uns atrás dos outros, uns atrás dos outros, durante mais de um mês. E a mãe a chamar, “anda pra mesa”, “tem alguma graça, isto tudo frio?”, mas o grevista nada, daqui não como, daqui ninguém me tira. Bom, na verdade, ele quer é que o tirem donde está, né?, mas pronto, era força de expressão.

Então e depois? Vai para o hospital/a clínica privada onde faz análises todos os dias e é medicamente vigiado. Certo. Olha! Há gente que se mete praí em dietas malucas que bem precisava de ter os níveis disto e daquilo vigiados, há!… Mas como fazem a coisa isoladamente e no recato do lar, sem uma causa associada, ninguém lhes liga nenhuma…

Portanto, isto da greve de fome é uma maneira de chamar a atenção para alguma coisa que está mal, mas tem que ser uma coisa que está mal com mais do que a própria pessoa que se mete nela, só os quilos a mais do próprio não contam, nesse caso chama-se dieta.

O que eu pergunto é por que raio é que alguém se há de importar com a fome dos outros? Qual é o efeito prático da greve de fome? O Zé Eduardo quis saber? Apressou o julgamento ou retirou a acusação? Veio à praça pública a falta de democracia em Angola, ok. Mas e quando o efeito notícia passar? Muda alguma coisa? Qual é o efeito prático de uma grave de fome? Qual é o efeito prático de uma greve?

Sempre que há notícias de greve o máximo que me arrancam é um esgar do tipo “lá me lixam a vida outra vez, que o trânsito vai estar impossível”. É o descrédito total, uma greve. Principalmente porque parece que por qualquer coisa se convocam greves. Ou melhor, sempre pelo mesmo! Mais salário. Então se a questao é sempre a mesma, isso é sinal de que a greve anterior não resultou, ou nao? Em ambiente fabril não. Aí percebo o efeito – porque é imediato. A produção para, o impacto na venda/receita é direto. Agora, no resto do ambiente social? Não me lixem.

Dito isto, sou só eu a achar o Luaty um boneco?

Advertisement

One thought on “Fome

  1. Inteiramente de acordo!! Mais a mais num País como Angola… Ele acha que ganhou alguma coisa, mas de facto, o único que mais uma vez saiu a ganhar foi i Presidente que não foi em conversas e estava preparadíssimo para o deixar morrer se assim fosse 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s