Dizem-me que todas as fases das crianças são giras e que não tenho que me preocupar com saudades deles bebés porque o que vem a seguir e o que vem a seguir a isso também tem coisas surpreendentes. Ainda não sei se uma coisa substitui a outra, mas que ele, aos três, está muito engraçado, lá isso está! Entre ontem e hoje (e hoje ainda vai só nas nove da manhã) já se saiu com duas ou três que nos fizeram morder os lábios para não desmanchar a rir.
No trânsito, eu solto uma buzinadela e um desabafo qualquer do género “olha que coisa tão esperta, sim senhores!” Ele lá atrás solta um bem entoado
-“que méda!”
Senti-me arregalar os olhos e em esforço para não rir e disse o mais naturalmente que consegui
-“medo? oh filho, não precisa ter medo, a mamã controla tudo…”
Nem sabia bem por onde havia de levar a conversa, mas ele interrompeu-me
-“não, não é medo! Eu dizi assim uma pauava tão feia:’méda’!”
-“méda?! Que é isso, filho? A mamã não sabe o que é méda…”
Acho que foi o melhor que eu fiz, foi enfrentar a situação de frente porque ele não repetiu e, não sabendo sair dali, conscencializando a ignorância, derivou
-“é uma coisa que está nos caaaarros e nos camiões e nas mooootas…”
-“aaah… Mas nós não estávamos a falar nem de carros nem de camiões nem de motas, pois não? Então vá lá, conta-me lá o que é que tu vais pedir à L. para fazer hoje?”
😀
Outra. Ontem à noite, já deitado, eu a adormecer a Júlia, o quarto no escuro. Cai-lhe a chucha ao chão e, para não fazer barulho nem me obrigar a largar a irmã que ainda não estava “no ponto”, disse-lhe para sair da cama e ir pedir ajuda ao pai ou ao mano. Ouvi-o dizer “Pai. Tenho uma emergência.” 😄 Uma emergência!! 😄 O pai também mal acreditava que aquela conversa vinha de um metro acima do chão, diz que encostado à parede com uma perninha dobrada à frente da outra apoiada na ponta do pé, como os homens de Eça, de chapéu a fumar à entrada dos cafés lisboetas, sabes? 😄 “A minha chucha caiu ao chão.”
E agora de manhã também já me disse uma frase qualquer que agora, como tive que recordar as de ontem ao escrever isto, já não me lembro, mas acabava com um “…percebes?” em tom tutorial.
Os terrible two dão lugar aos deliciosos três 😄
Muito querido…
GostarGostar