Lembro-me perfeitamente das minhas desgraçadas férias da Páscoa do 9º ano porque passei uma semana inteirinha, não a ir com as amigas até à praia, não, mas a caminhar com a minha mãe até um centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional no meio de Lisboa para fazer os testes psico-técnicos, tão em voga na época (não sei se ainda se faz disto hoje em dia, faz-se?). Os meus pais sempre foram daqueles que iam às reuniões de pais e coisas assim de quem controla se interessa pela vida dos filhos e pois que, aos 15, a um período de ter que escolher a área do 10º ano, não só não me deixavam sair à noite (pois claro que não) como me levaram a fazer testes psico-técnicos. Sem que fosse de todo necessário, que eu, contrariada, sempre lhes disse que era dinheiro mal gasto, que independentemente do que aquela trampa “acusasse” eu queria humanísticas e acabou-se! (hoje seria Humanidades? Agrupamento D? sei lá.) Mas, pronto, o meu pai trabalhando e a minha mãe comigo pela mão de maneira a que, de férias, senhores, de férias!!, a pequena jovem pudesse estar às 9h00 no centro de Lisboa para ser orientada. (Nota à parte, que não interessa nada agora, mas adivinha? aquela gaita, não só deu que a minha área de maior aptidão era de facto a das ciências sociais, como na conversa final com a psicóloga, em que ela dava logo uma ideia dos cursos disponíveis depois ao nível da faculdade, a tipa nos falou de um que era novo e que não nos disse nada naquela altura mas que acabou por ser esse mesmo que escolhi anos mais tarde! Eu não te digo que sou uma pessoa segura de mim? Ora qui está! tsc! *pequeno estalinho com o canto da boca simultâneo com o arqueio das sobrancelhas e um levantar de ombro*)
Não sabes o que queres ser quando fores grande? Este site ajuda lê-se hoje no Público. Foi lançado anteontem o site Design The Future* que substitui e ultrapassa largamente a dita psicóloga em dinamismo e capacidade de entusiasmar alguém com alguma coisa! Tomara eu ter tido isto naquela metade inteirinha das minhas preciosas férias da Páscoa dos 15 anos, GGRRR… Se tens filhos adolescentes que não sabem o que hão de fazer à vida (literalmente), mostra-lhes isto e diverte-te com eles. Aposto que há aí profissões que tu também não sabias que existiam! (e se me dizes que sabes perfeitamente o que é uma atuária, vergo-me já perante ti numa vénia e monto-te um altar lá na minha sala, é só mandares-me a tua foto tipo passe. juro.)
* No momento em que publico isto não consigo aceder, espero que, ao segundo dia, a única razão para ter crashado tenha sido o excesso de uso! Mas escrevi depois de ter acedido, portanto, tendo experimentado a plataforma e assistido aos vídeos e clicado nas funcionalidades todas. Está mesmo catita!
One thought on “No meu tempo não havia nada disto!”