Portanto, temos o lado A, né?, que é aquele em que vivemos a nossa vidinha, o trânsito todas as manhãs, que nervos!, as conversas de corredor, os filhos na escola, os filhos em casa, jantar, banhos, amigos ao fim de semana e a coisa vai.
E depois há o lado B. Aquele que se passa enquanto tu estás no teu mundinho de felicidades e agonias. Aquele que um dia paras se pensas “êish… Pois é!… Isto existe!” E as pessoas que lá andam e que nele operam, as pessoas para quem o teu lado B é o seu lado A, parecem-te deuses da ciência e do inalcançável!
Assim sou eu com a engenharia. Estou completamente em vénias perante todas as pessoas que eu conheço que são engenheiros porque estou numa formação de engenharia para não engenheiros e sinto-me o boi a olhar para um palácio! Há todo um mundo de coisas e engenhos e gente que põe este mundo a funcionar e que nós, nas nossas vidinhas, nem percebemos! São formiguinhas da tecnologia! É gente que sabe o que é um microssegundo e que os satélites se lançam de foguetões a partir de pontos estratégicos próximos do equador para ficarem a orbitar a 36.000km da terra e que esses satélites são o garante das nossas comunicações todas, todas, TODAS, as civis, as secretas, as militares, a novela da Globo e a net onde estás agora a ler isto!
Fantástico, não é? Quando paras e pensas, é de ficar de boca aberta. São cabeças que falam deste tipo de coisas e que dividem o tempo e a velocidade a unidades de medida cujos nomes começam por “nano” ou “mili” ou “giga” ou “tera”!… E falam assim, como quem diz que o tomate no Pingo Doce está em promoção! Abençoadas cabeças, a sério! Eu a ouvir os formadores era o do Sozinho em Casa mas sem os gritos, só com as mãos na cara e a boca aberta!
Isto é um cabo de pares de cobre entrançados, serve para transportar informação (dados)! Isto T R A N S P O R T A informação. Informação como isto que estás agora a ler e a imagem que agora vais ver. Não é fenomenal?! Como é que este meu p que acabei de escrever passou por um cabo assim mesmo agora?! Boi. Boi a olhar para o palácio, é o que te digo!…
Então e quando precisamos de ter muuuuuuito mais informação a ser levada a muito mais gente? É o cabo coaxial! Estás a ver ali as pontinhas coloridas do de cima? Estão todas compactadas aqui no de baixo, elas e mais não sei quantas iguais a elas,ora faz lá um zoom nisto:
É cobre! E anda aí uma gandulagem a roubar cobre dos cabos que estão nas vias públicas, sabias deste fenómeno? São larápios com estudos! E levam a sua avante porque agora a tendência é trocar o cobre pela – tcharããn – fibra ótica:
A fibra ótica não é bem a pontinha colorida, nem a outra que parece um fio de cabelo a seguir. É aquele pedacinho transparente de sílica (vidro) que nem se vê no zoom, acho eu! Aquelas pontinhas todas de cobre cabem numa destas de fibra! E ainda sobram uns trocos!
A estrela da companhia é o cabo submarino. É o topo de gama. Tudo o que é tecnologia de ponta, está no cabo submarino! Descascado, é isto:
E anda disto debaixo dos oceanos, já pensaste bem?! Kilometros e kilometros disto e mais submarinos e marinheiros e engenheiros e tecnologia que nunca mais acaba, tudo isto se passa enquanto nós levamos a nossa vidinha das nove às cinco!
E as fórmulas?! E as fórmulas, Senhor, os números e as letras e os carateres que esta gente tem de cor nas suas cabeças?! Eu juro, eu dá-me ideia que há ali uma zona do meu cérebro em que a coisa já não se processa, faz tilt e volta tudo pra trás, não consigo, não dá, pronto. Eu sou aquela que, na aula de matemática do 9º ano em que começou a trigonometria, pousou o lápis para nunca mais lhe voltar a pegar. Ná. Pra mim, isto é rocket science e estes senhores professores, portuguesinhos!!, estão próximo de Zeus.
😳
E estou cheia de orgulho por saber que o nosso pequeno país é dos mais avançados nisto e que os nossos profissionais, os nossos engenheiros *vénia*, que se vestem com camisas de mangas curtas aos quadrados e trazem a ponta de uma caneta de fora do bolso, metem os joelhos pra dentro e os ombros pra frente, numa postura de falta de exercício físico, fazem parte de grupos de estudo internacionais que nos levam ao mundo como ainda nem sequer o imaginamos hoje, mais que o lado B, eles já estão a trabalhar no lado C disto tudo. Somos espetaculares, caramba!
Deixo-te uma curiosidade: foi o meu pai que liderou o primeiro projecto de cabos submarinos em Portugal! 😊 belo texto!!!!
GostarGostar
’tás a sério?! o_o Que espetáculo!! Nunca mais vou olhar para ele da mesma maneira. Agora vou-me passear lá pelos corredores da chafarica com ar altivo de quem priva com o Steve Jobs do setor! ;)
(não sei se diga para lhe mostrares o post ou se tenha vergonha que ele mo corrija!! :D))
GostarGostar
E eu que sou doutra engenharia faço vénia reforçada a esta…. “Hdhehyegeydubeebybe”. Pra mim é isto!!! :)
GostarGostar
ahahahahaha, sim, sim, também podia ter escrito simplesmente Hdhehyegeydubeebybe! :D)
GostarGostar
oié!!! ainda hoje falei sobre as máquinas de embalamento de qualquer produto …ahahahah sempre fico fascinada como é possivel??? sendo eu engenheira não deveria dizer uma coisa destas … mas há sempre coisas que nos impressionam!!! …se calhar a nós ( à nossa geração que viu nascer isto tudo) impressiona mais ….. nós que ouviamos aquele som tão caracteristico do zrrrggghhhhh do modem!!! …
bjins
GostarGostar
é verdade! e não faz mal nenhum ficar fascinada ao fim de alguns anos – andamos cá sempre a aprender, até ao finzinho! ;)*
GostarGostar